AWS Certificate Manager

Postado por Fábio Rogério SJ em 11/01/2017

Com o crescimento de diferentes tipos de aplicações presentes na web, a discução sobre proteger os dados dos usuários está sempre em alta! Google por exemplo em seus eventos de 2016 falou muito sobre a segurança das informações e anunciou algumas funcionalidades em seu nevegador Chrome para impulsionar o uso de um certificado SSL.

Nas versões mais nova do Chrome é apresentando uma frase que o site não é seguro caso ele não esteja com um certificado SSL (HTTPS) quando é clicado em informações do site:

Quando é utilizado um certificado o destaque é maior:

Existe várias formas e provedores de SSL, onde a maioria é pago, alguns free e outros free caso uso um determinado serviço do provedor.

Na série de posts sobre AWS que estou escrevendo em alguns casos irei explicar como usar um certificado gerado pelo Let’s Encrypt pois o certificado da AWS não é suportado para todos os serviços.

O AWS Certificate Manager é um serviço que permite provisionar, gerenciar e implantar facilmente certificados SSL/TLS (Secure Sockets Layer/Transport Layer Security) para uso com os serviços da AWS. Algo comum que existe no processo de gerar um certificado SSL é a renovação, usando o AWS Certificate Manager este processo não é necessário, pois o proprio serviço faz a renovação.

Preço

Não é cobrado pelos certificados pois os mesmos só funcionam dentro do ambiente AWS, ou seja, apenas para os serviços da Amazon então você já irá pagar pelos serviços relacionados.

Na prática

O processo é simples, você deve preencher o dominio, ou os domínios (por exemplo loremchat.com, www.loremchat.com) e clicar em “Request a certificate”. Em seguida você irá receber um email para autorizar o uso do certificado lincado com sua conta, basta clicar no link e clicar no botão aprovar. Feito isso o certificado está pronto para ser usado pelos serviços (nem todos) da AWS.